Fui preso em flagrante. E agora?

Ser preso em flagrante é uma situação assustadora e estressante, mas é importante manter a calma e saber seus direitos. Neste artigo, vamos falar sobre o que fazer se você for preso em flagrante.

O primeiro passo é saber que você tem direito a um advogado criminalista. O advogado vai representá-lo e defender seus direitos perante a justiça, iniciando na delegacia. Se você não tiver um advogado, o Estado deve fornecer um defensor público para você, mas isso não ocorre num primeiro momento.

Se você for preso em flagrante, você tem o direito constitucional de permanecer em silêncio sem que isso seja interpretado como culpa. Isso significa que você não é obrigado a falar nada que possa incriminá-lo. Você já deve ter ouvido que “tudo que você disser pode ser usado contra você no tribunal”, por isso é importante permanecer em silêncio e aguardar a presença do seu advogado.

Outro direito importante é o de ser informado sobre o motivo da prisão. A autoridade responsável deve informar qual é o crime que você é acusado e por que foi preso, bem como tem o direito de ser tratado com respeito e dignidade e, qualquer forma de violência, abuso ou tortura é proibida e deve ser denunciada. Também é direito indicar um familiar para ser informado sobre sua prisão.

Se você for preso em flagrante é importante não resistir à prisão. Isso pode piorar a sua situação e até mesmo resultar em acusações adicionais. Mantenha-se calmo e siga as orientações das autoridades.

Por fim, é importante lembrar que, se você for preso em flagrante, é fundamental buscar ajuda de um advogado criminalista o mais rápido possível. O advogado poderá orientá-lo sobre seus direitos, investigar o caso e buscar as melhores soluções para a sua defesa.

Em resumo, se você for preso em flagrante, mantenha a calma, exerça seus direitos, não resista à prisão e procure imediatamente um advogado criminalista para representá-lo e defender seus direitos perante a justiça. Na Santos Figueiredo Advocacia contamos com Advogados Criminalistas Especializados e estamos sempre prontos para oferecer a melhor defesa para os nossos clientes.

Post navigation

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *